É importante que os exercícios sejam realizados de forma regular, após liberação do cardiologista e geriatra e sob orientação de um profissional de educação física ou fisioterapeuta, pois dessa forma é possível que o idoso realize os melhores exercícios e tenha o máximo de benefícios.
Benefícios da atividade física para os idosos
Para que os idosos tenham o máximo de benefícios, é importante que realizem os exercícios de forma regular sob orientação de um profissional capacitado e que tenham uma alimentação equilibrada e saudável. Os principais benefícios da atividade física são:
- Previne e ajuda no combate de doenças como hipertensão, derrames, varizes, obesidade, diabetes, osteoporose, câncer, ansiedade, depressão, problemas no coração e pulmões;
- Melhora da força muscular, diminuindo o risco de quedas e facilita os movimentos dos braços, pernas e tronco;
- Reduz o uso de remédios porque melhora a sensação de bem-estar, reduzindo as dores;
- Aumenta apetite;
- Favorece o fortalecimento do sistema imunológico;
- Melhora o condicionamento físico geral;
- Diminui o isolamento social porque aumenta a proximidade com outras pessoas;
- Aumenta a autoestima, a confiança e aceitação da imagem que o idoso possui de si mesmo, trazendo mais bem-estar geral.
Os alongamento dos músculos e das articulações também é muito indicado para fazer em casa, melhorando a circulação sanguínea, a mobilidade e o bem-estar físico e emocional. Confira no vídeo a seguir alguns exemplos de alongamentos que podem ser feitos em casa:
Como iniciar a atividade física para idosos
Geralmente, numa fase inicial, recomenda-se atividades de baixo impacto como caminhadas, danças de salão e hidroginástica, evitando sempre o risco de lesões nos músculos e sobrecarga das articulações. Antes de iniciar qualquer tipo de atividade física, o idoso deve ser orientado por um educador físico ou fisioterapeuta para a definição de um programa de exercícios individualizado, como mostra a seguir:
- Período de aquecimento: 10 minutos através de caminhadas leves, subir e descer escadas, nadar, pedalar ou até mesmo atividades do cotidiano como afazeres domésticos, jardinagem e dança;
- Exercícios respiratórios: devem realizados durante todo o programa, entre um exercício e outro;
- Alongamentos: melhorar os movimentos dos braços, pernas e tronco;
- Exercícios para melhorar o equilíbrio e coordenação: andar na ponta dos dedos e calcanhares, caminhar para frente, para trás e para os lados, ultrapassar obstáculos no chão;
- Treinar a agilidade e andar mais depressa;
- Exercícios para melhorar a força dos músculos: uso de halteres e caneleiras;
- Relaxamento: período de volta à calma e descanso.
É importante destacar que toda a atividade física deve ser adaptada ao idoso e deve ser realizada de preferência em grupo ou duplas, para que seja mais motivante, evitando assim o abandono da atividade. Confira alguns exercícios que podem ser praticados em casa.
Atividade física para idosos hipertensos
A atividade física para idosos hipertensos ajuda a melhorar a circulação, aumenta o volume de sangue do corpo e melhora o condicionamento físico geral. Nesses casos são indicadas atividades como caminhadas e hidroginástica, sempre sob orientação de um cardiologista e acompanhadas por um Profissional de atividade física, a fim de controlar qualquer alteração nos valores da pressão arterial.
Atividade física para idosos obesos
No caso de idosos que estão acima do peso, a atividade física traz inúmeros benefícios, incluindo a diminuição do peso e da quantidade de gorduras, aumento dos músculos e melhora da energia e da sensação de bem-estar.
Em idosos com dificuldades devido às dores nos músculos e articulações, pode-se indicar numa fase inicial, caminhadas e exercícios na água. Já idosos como poucas limitações, podem ser recomendados atividades na academia como aulas de aeróbica, musculação, bicicleta ou até corrida na esteira.
Tai Chi Chuan para idosos
Apesar de não ser uma opção muito frequente, a prática de Tai Chi Chuan traz muitos benefícios para os idosos, isso porque essa atividade ajuda a fortalecer o sistema muscular, trabalhar o equilíbrio corporal e melhorar a parte cognitiva do cérebro, devido a concentração que exigida durante as aulas.
Além disso, ajuda a prevenir as quedas nos idosos, evitando suas complicações, como as fraturas e como as aulas são em grupo ajuda a combater a solidão, sendo útil para prevenir a depressão comum nesta faixa etária. Confira outros benefícios do tai chi chuan para a saúde.
Não existe nenhuma contraindicação para esta prática. Somente as pessoas que possuem alguma doença cardíaca é que devem ponderar a situação com seus médicos antes de iniciarem as aulas.
Fonte: https://www.tuasaude.com