Novidades

#casaderepousoemcuritiba

Como hidratar seu cérebro

60% do corpo humano adulto é composto de água. Isso significa que beber pouca água equivale a um cérebro menos desidratado, além do resto do corpo. E um cérebro desidratado equivale a um menor desempenho cognitivo.

Todas as células do corpo, incluindo nossas células cerebrais, dependem da água para realizar funções essenciais. Portanto, se os níveis de água estiverem muito baixos, nossas células cerebrais não poderão funcionar adequadamente, levando a problemas cognitivos.

A água faz com que o cérebro não canse tanto ao realizar tarefas cognitivamente envolventes e quando o cérebro está cansado, nem adianta forçar para que ele funcione com qualidade. O resultado é fadiga e mudanças no humor, e em pessoas com menos reserva cognitiva, como idosos, a desidratação cerebral pode levar a um declínio no desempenho cognitivo. 

Mulheres de todas as idades são mais sensíveis aos efeitos da desidratação, mas as mulheres idosas são especialmente vulneráveis. Um estudo que examinou o estado de hidratação de 2.506 adultos com mais de 60 anos descobriu que mulheres com níveis inadequados de hidratação apresentaram pior desempenho em tarefas cognitivas relacionadas à atenção e velocidade de processamento. O desempenho dos homens desidratados também diminuiu, mas em menor grau. Hidrate-se, pelo bem do seu cérebro.

 

O cérebro é parte do corpo e o corpo inteiro necessita de água para realizar suas funções vitais. Com relação à parte cerebral, a água é um dos fatores principais para driblar a demência. Portanto, para hidratar o cérebro basta beber água

O ponto aqui é a quantidade de água necessária, e ela varia de pessoa para pessoa. É recomendado que as mulheres consumam de 2 a 2,7 litros (8 a 11 xícaras) e os homens consumam 2,5 a 3,7 litros (10 a 15 xícaras) de líquidos por dia, embora as necessidades individuais possam variar dependendo do nível de atividade e uso de medicamentos.

 

Dieta e exercícios físicos também são componentes importantes para se manter hidratado. As diretrizes de hidratação referem-se ao consumo de todos os líquidos, não apenas quantos copos de água potável bebemos por dia. Note que é contraproducente beber mais bebidas carregadas com açúcar ou adoçantes artificiais, uma vez que apresentam riscos à saúde. 

O corpo humano obtém água de várias fontes nutricionais, incluindo muitos alimentos saudáveis ricos em minerais, portanto, é possível obter níveis adequados de hidratação incorporando mais alimentos ricos em sua dieta, como melão, laranja, frutas vermelhas, alface, pepino e tomate. Você também pode preservar o conteúdo de água armazenado em seu corpo por meio de exercícios de condicionamento de força que aumentam a massa muscular.