Novidades

#casaderepousoemcuritiba

Cuidador de idoso: O profissional que dedica sua vida para cuidar do próximo!

Poucas vezes ouvimos falar sobre aquele profissional que estuda e se dedica para dar o seu melhor em benefício do seu próximo, aqueles que se tornam profissionais no assunto em que mais amam, pois o seu trabalho é todo baseado em amor e paciência.

Os cuidadores de idosos ou então os acompanhantes são pessoas fundamentais para a sociedade, são eles que assumem o papel de orientar os idosos sobre questões que muitos deles não tem auxílio, principalmente quando se trata de saúde e até mesmo a companhia que os idosos tanto gostam e precisam.

 

   Importante destacar que para se tornar um bom profissional da saúde é preciso primeiramente gostar desse público em específico e ter consciência dos desafios que são normais desta linda profissão. Essas qualidades facilitam o aprendizado e o dia a dia exercendo este trabalho, mas também é preciso alguns conhecimentos sobre como cuidar corretamente da pessoa, essencialmente em casos onde o idoso precisa de um auxílio maior por conta de doenças e demais comorbidades.

 

   Para a pessoa que deseja se tornar cuidador de idoso precisa passar por alguns passos, é indicado que faça um curso técnico sobre cuidados com o idoso ou então uma graduação em enfermagem que irá lhe oferecer mais qualificações para a profissão. Entre os aprendizados do curso estão inclusos as técnicas corretas para dar banho no idoso (especialmente idosos acamados), cuidados específicos com idosos que têm dificuldades de mobilidade, e aqueles que têm outros problemas de saúde como diabetes que precisa de acompanhamento e tratamento correto.

 

   A cuidadora de idosos Rosane Cenni fez curso de cuidador geral, oficina de cérebro, primeiros socorros e um curso básico de farmácia, trabalhou há 6 anos como cuidadora e nos deu uma entrevista muito especial. Rosane comenta que a profissão exige muito mais do que aspectos de conhecimento e estudos que as faculdades e cursos oferecem para entrar neste mercado de trabalho, na sua opinião aquilo que os cursos ensinam são importantíssimos, mas para exercer a profissão diariamente é fundamental ter amor e paciência.

 

   A profissional cita uma questão bem importante para que o trabalho seja realizado de forma satisfatória, o convívio e a interação com o familiar do idoso, algo essencial para que a pessoa se sinta confortável trabalhando e para que aquele que está sendo cuidado se sinta bem e acolhido. Para Rosana também é de extrema importância que o acompanhante seja uma pessoa dedicada e interessada a saber cada vez mais sobre a profissão, e conhecer bem o estatuto do idoso, por exemplo.  Para finalizar ela comenta que é interessante conhecer a necessidade do idoso, se tornar próximo, se fazer amigo e saber ouvir, pois nesta fase da vida o que eles mais querem e precisam é alguém que dedique o seu tempo para cuidar com carinho, não deve ser uma profissão que se trabalha apenas por dinheiro mas sim por amor ao próximo.

 

Matéria escrita por Júlia Beatriz Wal

Entrevistada: Rosane Cenni - Trabalhou por 6 anos como cuidadora