Novidades

#casaderepousoemcuritiba

Desafios do pós covid

No momento em que estamos vivendo, em meio a uma pandemia que assolou o Brasil e o mundo, o que muitas pessoas estão pensando, principalmente aquelas que contraíram o vírus, é sobre como vai ser a vida após todas essas mudanças.

Quem sentiu na pele o medo e a insegurança de estar infectado e não saber o que iria acontecer com a própria vida ou a de seus familiares, provavelmente não é mais a mesma pessoa de antes. Junto com as sequelas do pós covid, há um misto de sentimentos envolvidos.

As sequelas devido ao covid atingem muito mais do que o nosso corpo, mas também a nossa saúde mental. Para falar sobre o covid e sobre as mudanças do corpo e da mente após dias de aflição, nada melhor do que alguém que já passou por toda essa situação e felizmente foi curado. Para isso entrevistamos o comerciante Emir Klosowski, que contraiu o covid por duas vezes há um ano atrás, e passou por momentos extremamente delicados e desafiadores.

Emir comentou que a primeira vez que teve covid foi em maio de 2020, ficou dois dias internado e o restante dos dias em casa de quarentena. Porém, na segunda vez que foi infectado, demorou para procurar ajuda médica pois achava que não iria contrair o vírus novamente em tão pouco tempo, porém na segunda vez ele ficou 30 dias na UTI e mais 40 dias em casa com ajuda do oxigênio. Durante todo esse período Emir perdeu em torno de 27 quilos e ficou com 98% do pulmão comprometido.

Segundo os médicos do Hospital do Rocio que acompanharam Emir neste processo, o paciente na situação em que se encontrava, só conseguiria sobreviver por um grande milagre, pois seu pulmão já não reagia da maneira como deveria. Com todas essas complicações a vida do Emir mudou consideravelmente, a forma como vê a vida e dá valor para o que realmente importa. “A gente vê que dinheiro e bens materiais nem tem tanto valor assim, o importante são as amizades e foram elas que me deram força”, comenta Emir.

Para aqueles que têm fé, como é o caso de toda a família do Emir, não há dúvidas de que a sua vida é um grande milagre, pois para os médicos e especialistas não foi encontrada outra explicação. Mas, como na maioria dos casos, Emir também ficou com sequelas, ainda está lidando com um enfisema pulmonar. Para quem não sabe a enfisema é uma doença respiratória crônica que faz com que a pessoa se sinta extremamente cansada e com falta de ar para realizar as atividades diárias.

Com tudo isso, a lição que fica é sobre a conscientização desse vírus que apesar de estar circulando há mais de um ano, ainda tem muitas pessoas se arriscando. É preciso dar valor para a vida e para tudo aquilo que realmente importa, o Emir é também uma representação de tantas pessoas passando por essa mesma realidade.