Novidades

#casaderepousoemcuritiba

Fisioterapia na vida dos idosos

Muitos são os benefícios que a fisioterapia exerce na vida das pessoas, tanto para a saúde física quanto para melhorar problemas mentais, pois pode ser um momento de descontração. Por esses motivos a fisioterapia é também muito indicada para os idosos, melhorando consideravelmente a sua postura, dores nas articulações e nos ossos, doenças crônicas, controle da insônia e também pode colaborar para um condicionamento físico mais adequado.

Tendo em vista tantos benefícios deste trabalho que pode ajudar em diversos sentidos, conversamos com a fisioterapeuta Andreia Dias que já passou um período da sua carreira trabalhando diretamente com essa faixa etária, de 80 a 98 anos. A profissional comentou que em sua vivência com os idosos sentiu uma boa troca de experiência entre eles, além de contribuir com os seus conhecimentos através da sua profissão, os idosos são pessoas que no geral nos ensinam muito e compartilham muitos conteúdos interessantes.

Quanto a importância da fisioterapia da vida dos idosos, a fisioterapeuta pondera que é um trabalho fundamental, principalmente porque quando envelhecemos a tendência é que a musculatura fique atrofiada e que eles sintam dificuldade para realizar os movimentos que antes faziam normalmente. Os exercícios que cada paciente precisa realizar durante a consulta depende muito da sua necessidade, portanto é sempre bom passar por um diagnóstico antes de começar, mas no geral Andreia comenta que os exercícios mais indicados são os de equilíbrio e também os que praticam alongamentos.

Especialmente em tempos de pandemia os fisioterapeutas ganharam ainda mais espaço e credibilidade em sua profissão, pois segundo a profissional quando os médicos dão o diagnóstico, quem irá realizar o tratamento respiratório são os próprios fisioterapeutas, pois são eles quem irão verificar o oxigênio, saturação, e até mesmo as posições que o paciente precisa ficar enquanto está internado e sob os cuidados médicos. Sendo assim, concluímos que o acompanhamento dos idosos com um profissional da fisioterapia pode colaborar muito para a sua independência e autonomia, tendo em vista que eles ficam muito mais ativos a partir do início do tratamento.