Novidades

#casaderepousoemcuritiba

10 Alimentos diuréticos para diminuir a retenção de líquidos em idosos.

Os alimentos diuréticos certamente são ótimos para, de uma forma natural e saudável, diminuir a retenção de líquidos do organismo, o que pode ajudar com inchaços pelo corpo e até com problemas relacionados à hipertensão arterial, tão comuns na terceira idade.

Alimentos diuréticos Alimentos diuréticos

 

Além do mais, algumas opções de frutas e saladas acabam auxiliando no bom funcionamento dos rins, desta forma facilitam a filtragem que tal órgão faz. Vamos conferir maiores informações abaixo.

Abacaxi

Sim, o abacaxi está entre os alimentos diuréticos, além de ser um alimento capaz de ajudar na eliminação de toxinas diretamente pela urina, diminuindo bastante a retenção de líquidos. 

Ademais, é válido lembrar que esta fruta é rica em minerais e vitaminas, além de ser muito refrescante! 

Melancia

Certamente quando falamos em alimentos diuréticos, a melancia é um dos principais alimentos que idosos e todas as pessoas deveriam consumir. 

Justamente porque a melancia é composta de 90% de água, isto significa que é capaz de aumentar a hidratação da pele mais rapidamente.

Ao mesmo tempo que hidrata a pele, por justamente ter aumentado sua ingestão de água, também acelerar a queima de gorduras.

É bem comum ainda, que as pessoas façam uso desta fruta para ajudar na redução de medidas. 

Pepino

O pepino é extremamente efetivo dentre os alimentos diuréticos porque contém poucas calorias e um alto teor de água, que também são características ideais para ajudar a acabar com a retenção de líquidos nas pessoas idosas. 

Por exemplo, é possível fazer uso do pepino como ingrediente principal para então preparar uma água deliciosa, que será capaz de ajudar a eliminar o excesso de líquidos no corpo.

Ademais, a água de pepino realmente é bem diurética, e isso significa ainda que é perfeitamente capaz de ajudar na luta contra a retenção de líquidos, que também é uma das causas comuns do ganho de peso.

Uma sugestão é fazer uso de um pepino a cada 2 litros de água (água saborizada), sendo aconselhável beber esses mesmos litros ao longo do dia.

Alface

A alface é um dos alimentos diuréticos mais consumidos durante o almoço. Contém bastante água, minerais, fibras e até mesmo vitaminas. Além disso, a alface ainda é capaz de auxiliar no funcionamento do intestino, além de combater o estresse e a insônia.

Limão

Certamente o limão é um alimento com diversas propriedades benéficas para o corpo, incluindo diminuir a retenção de líquidos. Isso porque o potássio, que também está presente na fruta, é capaz de ajudar na manutenção do equilíbrio de líquidos no corpo. 

Beterraba

Quanto à beterraba, pode-se dizer que ela possui vitamina C (também presente no limão), ferro, fósforo capaz de auxiliar na prevenção da anemia. Além do mais, seu suco é diurético e completamente refrescante! 

Cenoura

Sobre a cenoura, ela é uma excelente fonte de vitamina A, sendo que a mesma é completamente capaz de ajudar na saúde da visão, cabelo, pele, e até mesmo ajuda no processo digestório. Além do mais, é perfeitamente capaz de contribuir para a desintoxicação do organismo do idoso.

Salsa

Saiba que as folhas de salsa são capazes de ajudar a eliminar o excesso de água do organismo? Por isso, aceleram a redução do inchaço. Comer uma salada de salsa durante a noite pode evitar que a pessoa acorde com a aparência inchada pela manhã.

Além do mais, caso prefira, durante o dia você poderá tomar chá de salsa (uma delícia).

Café

O café ajuda a diminuir o líquido do organismo, entretanto, é preciso tomar com cuidado para não em caso de hipertensão arterial.

Agrião

O agrião, quando diluído em água, acaba fazendo muito bem à saúde do idoso, ajudando também na diminuição da retenção de líquidos! 

 

https://acvida.com.br/saude/alimentos-diureticos-retencao-de-liquidos/