Manter o corpo ativo proporciona diversos benefícios, como o alívio de dores no corpo e evita o aparecimento de várias doenças, como Diabetes e Pressão Alta. Assim, seja ao ar livre, dentro da academia ou junto a família, o importante é praticar atividades físicas para ter uma vida melhor.
Neste post, vamos mostrar 6 opções de exercícios físicos para idosos. Confira!
1. Hidroginástica
Por ser praticada dentro da água, a hidroginástica permite a realização dos movimentos sem impactar tendões e articulações. A atividade tem a capacidade de exercitar todos os músculos do corpo, o que alivia as dores e desenvolve a resistência e a força.
Além disso, a hidroginástica é benéfica para o sistema cardiovascular e respiratório, auxiliando na recuperação de enfermidades, sendo ideal para quem sofre de Osteoporose e Artrose.
2. Caminhada
A caminhada é um dos exercícios mais indicados para quem é iniciante, melhorando a qualidade de vida na terceira idade. Além de promover o convívio social, fortalece as articulações e os músculos e melhora o ritmo cardíaco. O ideal é iniciar em trajetos curtos e aumentar a distância até caminhar por cerca de 60 minutos, 3 vezes por semana.
Durante o exercício, é essencial manter os ombros e as costas eretos, além de utilizar tênis confortável, com amortecimento.
3. Yoga
A yoga intercala exercícios de equilíbrio com os de força, auxiliando a melhorar a flexibilidade, estabilidade e postura corporal, além de tonificar e alongar os músculos. Além disso, a atividade é uma ótima opção para quem quer trabalhar a harmonia mental.
4. Dança
A dança auxilia a manter o condicionamento aeróbico, a flexibilidade e a força muscular, e melhora principalmente a coordenação motora e o equilíbrio corporal. Também é um bom exercício para a memória, pois a pessoa deve guardar as coreografias e os passos.
5. Musculação
A musculação é um ótimo exercício para o fortalecimento dos músculos e para melhorar a circulação sanguínea. Por ser adaptável, a atividade permite que se inicie com halteres e pesos bem leves. Desse modo, o indivíduo se sente confortável e evolui aos poucos, trabalhando diferentes regiões do corpo, além de aumentar a flexibilidade corporal.
6. Alongamento
O alongamento, além de melhorar a circulação sanguínea e a flexibilidade, melhora também a amplitude dos movimentos. Isso pode favorecer a realização de atividades do dia a dia, como cozinhar. Além disso, o exercício ajuda a diminuir a rigidez dos músculos e das articulações e a evitar o surgimento de lesões.
Como vimos, existem diversos exercícios físicos para idosos que ajudam na flexibilidade, fortalecimento dos músculos e ativam a memória. Por isso, é muito importante escolher a atividade que mais gostar e praticá-las cerca de 3 vezes por semana com a orientação de um profissional especializado.