Novidades

#casaderepousoemcuritiba

Fisioterapia para idosos.

Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), a fisioterapia em idosos é definida como “o processo que visa alcançar, e posteriormente manter, os melhores níveis funcionais possíveis nos campos físico, sensorial, intelectual, psicológico e social“.

Fisioterapia para idosos Fisioterapia para idosos

Embora as condições de vida tenham melhorado muito nas últimas décadas, pelo menos 30% das pessoas com mais de 60 anos sofrem ou sofrerão de limitações motoras devido a problemas do sistema musculoesquelético.

A massa muscular e, portanto, a força do indivíduo diminui com os anos, induzindo a uma condição de sarcopenia. Essa condição fisiológica, se não tratada a tempo, pode levar a incapacidades motoras que impedem que o sujeito viva sua vida plenamente e indica a necessidade da fisioterapia em idosos.

O que significa a fisioterapia em idosos e quando é necessária?

O conceito de fisioterapia para idosos inclui todas as operações voltadas para a melhoria psicofísica do paciente e sua conservação funcional, ou seja, que lhe permitam manter a maior autonomia possível em suas atividades de vida diária (AVD).

 

O paciente idoso pode precisar por 3 razões principais:  envelhecimento fisiológico, eventos agudos ou situação de frágil inerente à idade.

Os eventos agudos são principalmente devido a quedas; 35% das pessoas com mais de 65 anos caem pelo menos uma vez por ano e também têm uma fratura em 10% dos casos. Como é sabido, a estrutura óssea enfraquecida torna a recalcificação mais difícil e demorada, especialmente se não houver um especialista para cuidar dela.

 

O que é a fisioterapia em idosos?

O método de fisioterapia para idosos pode aproveitar as mesmas ferramentas utilizadas para pessoas mais jovens:  crioterapia, massagens, eletroterapia, aplicação de calor.

Mas de fato, para se combater a tendência natural à sarcopenia, são necessários exercícios que levem em conta quaisquer deformidades e limitações são essenciais.

A fisioterapia em idosos também pode ser acompanhada por exercícios aeróbicos metódicos, como treino de marcha, natação ou bicicleta ergométrica, sempre respeitando a condição particular de cada indivíduo.

 

Benefícios na interação de profissionais

Idosos podem ser beneficiados por assistência fisioterápica em todas as fases do processo de envelhecimento. Mesmo aqueles ainda são independentes têm a ganhar em qualidade de vida e na prevenção de incapacidades.

O envelhecimento é um processo natural, mas algumas patologias e condições podem ser evitadas ou minimizadas quando esse investimento é feito com o idoso ainda isento de comorbidades.

Um corpo bem equilibrado envelhece melhor. Entretanto, pessoas que não tem o hábito de se exercitarem na juventude encontram mais dificuldade para iniciar na velhice seja pela dificuldade de incorporação do hábito e/ou pela existência de condições limitantes.

 

O fisioterapeuta é um grande aliado da família e dos cuidadores dos idosos, pois podem orientá-los para melhoria da rotina, incorporação de atividades diárias possíveis de serem desenvolvidas pelo acompanhante.

 

https://acvida.com.br/